Alexandre Asquini
Na quarta-feira, 7 de junho de 2023, encerrou-se em Barcelona, na Espanha, o UITP Global Public Transport Summit (Cúpula Mundial do Transporte Público), promovido pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP).
A UITP América Latina – que completa 20 anos de atividades – participou do encontro, iniciado no domingo, 4 de junho.
RENÉE AMILCAR PRESIDIRÁ A UITP
A programação incluiu a Assembleia Geral da UITP, evento realizado anualmente para revisar as atividades de governança da associação, aberto apenas aos membros da UITP.
Durante a Assembleia Geral, Renée Amilcar, gerente geral de Transportes da cidade de Ottawa, Canadá, foi eleita presidente da UITP para o próximo período.
Renée é engenheira industrial formada pela Escola Politécnica em Montreal, com mestrado em administração de empresas pela Universidade de Sherbrooke e é membro da Ordem dos Engenheiros de Québec.
A carreira de Renée no setor de transportes começou em 2002 na Sociedade de Transporte de Montreal (STM), onde trabalhou até se tornar diretora-executiva.
Em 2018, ela recebeu o prêmio Mercuriades Outstanding Woman in Leadership Award da Federação de Câmaras de Comércio de Québec.
Desde 2010, Renée tem sido muito engajada na UITP, onde subiu rapidamente na hierarquia para ocupar cargos de diretoria sênior.
DECLARAÇÃO DE BARCELONA
Outro ponto importante foi a divulgação da Declaração de Barcelona da UITP, um texto em que dirigentes da entidade afirmam, que o transporte público representa mais do que ele mesmo e faz parte da vida das pessoas, apoiando “a mobilidade, as pessoas, os empregos, as cidades, a economia, o meio ambiente, o planeta, nossa saúde e muito mais”, e beneficiando a todos, “todos os dias, em todos os lugares”.
A íntegra do documento pode ser lida aqui em sua versão original em inglês.
PRÊMIO UITP
Após a solenidade de abertura do evento, no domingo, 4 de junho, houve a cerimônia de entrega de prêmios com que a entidade internacional reconhece os projetos “ambiciosos e inovadores” de cidades de todo o mundo.
Um projeto latino-americano venceu na categoria Diversidade e Inclusão. Trata-se de iniciativa do MetrôRio – a operadora do sistema de metrô da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, intitulada Programa Jovens Aprendizes Femininas, que oferece a jovens mulheres a oportunidade de iniciar suas carreiras em uma área ocupada principalmente por homens, além de oferecer treinamento técnico.
Os demais vencedores do Prêmio UITP 2023 corresponderam às seguintes categorias e respectivas organizações: Clima e Saúde – TAS; Design – VBK; Campanha de Marketing – Respect – Bruxelas; Integração multimodal – AMB Mobilitat; Excelência Operacional – SMRT Trains; Estratégia Publica e Urbana – PNM 2035 – Grão Ducado Luxemburgo; Inovação Tecnológica – MTR – Tmoney; Desenvolvedores Jovens – Cubic.
Transcol, o melhor da América Latina
O Projeto Transcol Mais Sustentável, desenvolvido pela secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e a GV Bus, recebeu o título de melhor projeto na categoria Clima e Saúde da América Latina no Prêmio UITP 2023.
O anúncio foi feito durante a sessão de comemoração dos 20 anos da Divisão Latino-americana da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), realizada em Barcelona, Espanha.
A iniciativa se destaca entre as três melhores do mundo na categoria Clima e Saúde, com projetos da Índia e da Espanha.
Mais de 330 programas foram inscritos na categoria, sendo 50 da América Latina. O reconhecimento internacional ressaltou a importância e o sucesso da iniciativa desenvolvida no Estado Espírito Santo, Brasil.
O Transcol Mais Sustentável é realizado em parceria com a GV Bus e as empresas Unimar Transportes, Viação Grande Vitória e o Grupo Santa Zita.
O objetivo central do projeto é implementar um sistema global de sustentabilidade, abrangendo não apenas os usuários, mas também os colaboradores envolvidos no sistema de transporte público da Grande Vitória.
Para o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, desenvolver um programa de sustentabilidade aplicado ao transporte público é de extrema importância para enfrentar os desafios ambientais.
“Estamos extremamente orgulhosos e honrados com a conquista do Projeto Transcol Mais Sustentável como o melhor da América Latina no Prêmio UITP 2023. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e comprometido realizado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, com nossos parceiros e colaboradores”, declarou.
Segundo Damasceno, o Transcol Mais Sustentável tem demonstrado que é possível conciliar o desenvolvimento econômico e social com a preservação do meio ambiente.
“Com as medidas adotadas e a conscientização dos envolvidos, essa conquista coloca o Espírito Santo no mapa internacional como referência em transporte público sustentável. Continuaremos investindo e buscando soluções inovadoras para tornar o transporte público do Espírito Santo cada vez mais sustentável, com foco no bem-estar da população e na preservação do meio ambiente”, completou.
Entre os avanços do programa estão: redução do descarte de resíduos, aumento da reciclagem, implantação da logística reversa, redução dos riscos de contaminação ambiental e gerenciamento adequado de resíduos, incluindo transporte e destinação final. Todas essas ações estão alinhadas com a política de ESG (Environmental, Social and Governance) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para garantir a eficiência do programa, todos os resultados são medidos e avaliados, por meio de um sistema on-line, com indicadores e Power BI, fornecendo informações essenciais aos gestores para a tomada de decisões preventivas.
Hamburgo será a sede da próxima cúpula da UITP, em 2025
POR FRED CARVALHO
Foi escolhida a cidade de Hamburgo, Alemanha, para sediar o próximo grande evento bienal, em 2025, com abertura em 15 e encerramento em 18 de junho.
A futura capital mundial dos transportes tem população de 3,67 milhões de habitantes, um avançado e eficiente sistema integrado de transportes, que movimenta mais de 700 milhões de passageiros por ano, 4.609 veículos de transportes, 27 operadores de transporte.
A cidade também é conhecida pela sua riqueza cultural, uma arquitetura impressionante e suas mais de 2.500 pontes.
O sistema de transportes tem quatro linhas de metrô com 93 estações e seis linhas subúrbios com 69 estações, mas de 200 linhas de ônibus com mais de 10.000 pontos de parada, oito itinerários de ferry boats.
O evento acontecerá em um grande complexo com centro de exposições – com 87 mil metros quadrados – e uma área de convenções com 12 mil metros quadrados.
A expectativa da UITP para o evento são mais de 380 expositores –de mais de 40 países – em um espaço de 35 mil metros quadrados. (Fred Carvalho, para Tecnibus)