Objetivo principal é capacitar participantes a desenvolverem habilidades essenciais para utilizar o transporte público com confiança e autonomia
ALEXANDRE PELEGI
A Alstom Foundation, em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), anuncia a Fase 2 do programa “Realidade Virtual para Inclusão”, expandindo o uso da Realidade Virtual (VR) para simular ambientes urbanos complexos e oferecer treinamento prático a pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O objetivo principal é capacitar os participantes a desenvolverem habilidades essenciais para navegar em suas comunidades e utilizar o transporte público com confiança e autonomia.
Após o sucesso da Fase 1, que focou na simulação de trajetos entre o IJC e estações de metrô, a nova etapa do programa incluirá situações mais complexas, como transferências dentro da rede metroviária.
O programa prevê o treinamento de mais de 900 pessoas, com a meta de incluir 375 delas no mercado de trabalho. A iniciativa visa promover maior autonomia e oportunidades de inclusão social e profissional.
A nova fase permitirá ao IJC adquirir novos equipamentos, como headsets adicionais de VR e carregadores extras, garantindo acesso ininterrupto às experiências imersivas. O desenvolvimento do software de VR conta com o apoio técnico do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (LSI-TEC-USP).
O novo espaço de treinamento, localizado na sede do Instituto Jô Clemente (IJC) na Vila Clementino, em São Paulo, complementará as aulas e atividades já oferecidas pelo Instituto.
A iniciativa é crucial considerando que mais de 2,6 milhões de brasileiros (cerca de 1,4% da população) declararam ter algum tipo de Deficiência Intelectual. Além disso, existem 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, sendo 2 milhões no Brasil.
O CEO do Instituto Jô Clemente (IJC), Daniel Mendes, destaca que a tecnologia inovadora facilita a autonomia e a segurança nos deslocamentos, ampliando as oportunidades de participação social das pessoas atendidas. Ana Caiasso, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Alstom para a América Latina, reforça o compromisso da Alstom Foundation e do IJC com a inclusão e a autonomia.
A Alstom Foundation apoia projetos que visam melhorar as condições de vida em comunidades próximas às instalações do Grupo, com foco em mobilidade, proteção ambiental, energia e água, e desenvolvimento socioeconômico.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes