Cartão Estudante
É o cartão emitido para uso de alunos regularmente matriculados em curso fundamental, médio, técnico, ensino superior, pós-graduação ou doutorado reconhecidos pelo Ministério da Educação e ainda para frequentadores de estágios curriculares obrigatórios.
Este cartão confere ao estudante desconto legal para uso do transporte coletivo.
O que é preciso para fazer o CADASTRO ou RECADASTRO do cartão estudante?
Para o CADASTRO os seguintes documentos são necessários:
Carteira de Identidade (ou Certidão de Nascimento para menores de 10 anos);
Comprovante de Matrícula devidamente carimbado e assinado (nº da matrícula, nome, série e turno). Para os cursos de nível técnico, no comprovante deverá constar o tempo de duração total do curso. Obs.: o comprovante de matrícula tem validade de 3 meses;
Comprovante de residência original e com data de emissão não superior aos últimos 3 meses. Pode ser conta de água, luz, telefone, banco, em nome do estudante, pais ou terceiros*.
Nome das linhas e empresas utilizadas pelo estudante.
Pagamento da taxa de cadastro para uso do serviço municipal e intermunicipal.
É obrigatória a presença do estudante para tirar foto no local;
*Se o documento estiver em nome de terceiro, clique aqui para gerar a declaração e anexá-la ao comprovante de residência do terceiro juntamente com uma (1) fotocópia da identidade do terceiro.
1. Para o RECADASTRO os seguintes documentos são necessários:
O recadastro para uso do cartão estudante no ano letivo (ano em que estão sendo desenvolvidas as atividades escolares), Municipal ou Intermunicipal, pode ser feito de duas maneiras:
a) Pelo aplicativo KIM+ (funcionalidade em desenvolvimento)
b) Presencialmente na Metropolis – Levar consigo e entregar na Central de Atendimento Metropolis o Atestado de Matrícula original assinado pela Instituição de Ensino, com cópia, para fazer a primeira compra há uma semana antes do início das aulas. Na cópia do Atestado de Matrícula deverá constar o código do aluno que está impresso no cartão estudante e também e-mail para contato.
Para uso do serviço o estudante deverá quitar a taxa de serviço da Metropólis. Para isto o estudante deve dirigir-se diretamente a um dos guichês de venda de crédito eletrônico sem que seja necessário passar pelo setor de recadastro. Mas, caso seu cartão estudante não estiver funcionando vá primeiro ao setor de pós-venda e solicite a segunda via de seu cartão. Lembramos que o horário de atendimento da Metropólis é de segunda a sexta-feira entre 08h00 e 17h00.
2. O Cartão Estudante pode ser utilizado em qualquer ônibus?
O cartão estudante poderá ser utilizado nas linhas de ônibus operadas pelas empresas Biguaçu Transportes Coletivos, Jotur Auto Ônibus e Turismo Palhoçense e Santa Terezinha LTDA.
3. Para cursos extracurriculares, é fornecido o Cartão Estudante?
Não, somente cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação conferem direito a aquisição do cartão. O Cartão Estudante permite ao aluno que está regularmente matriculado no ensino fundamental, médio, técnico e educação superior a carga de crédito de tarifa comum com o desconto legal em vigência da linha ou conjunto de linhas do patamar tarifário que satisfaçam as suas necessidades de transporte no trajeto residência-escola-residência durante o período letivo, através do pagamento antecipado do valor das respectivas passagens. Os alunos matriculados em curso de educação superior frequentadores de estágios curriculares obrigatórios, cursos de mestrado, pós-graduação ou doutorado, terão assegurado o benefício do desconto previsto em lei, nos dias de aula, mediante comprovação.
4. Como é feita a compra de créditos para o Cartão Estudante?
No local – Para efetuar a compra de créditos dirija-se a Central de Atendimento Metropolis junto ao TICEN portando o Cartão Estudante e o Atestado de Frequência atualizado e carimbado pela instituição de ensino no mês correspondente ao da compra. O atestado de frequência é válido por 3 (três) meses, tendo que ser atualizado após este período.
No Site – A compra de créditos também poderá ser feita pelo site www.metropolisc.com.br, desde que o atestado de frequência esteja atualizado em 3 (três) meses, com carimbo e assinatura pela Instituição de ensino.
No APP – A compra de créditos pode ser feita ainda pelo aplicativo KIM+ que aceita pagamentos em pix, boleto, depósito, transferência e cartão de crédito/débito. Para isto o estudante deve baixar o aplicativo KIM+, fazer seu cadastro e em seguida adicionar o número do cartão. Se preferir, os pais podem cadastrar-se no KIM+ e adicionar o cartão do estudante à sua conta no KIM+.
5. Quantas cotas por mês tenho direito?
O estudante tem direito ao equivalente a R$650,00 (seiscentos e cinquenta reais) por mês, respeitando os meses de recesso escolar.
6. Quantas vezes no mês poderão ser feitas a compra de créditos?
Poderão ser feitas tantas quantas forem necessárias para o estudante até o limite de R$650,00 (seiscentos e cinquenta reais).
7. A compra de créditos na Central de Atendimento pode ser feita por terceiros?
Sim. Para o terceiro efetuar a compra de créditos, deve dirigir-se a Central de Atendimento Metropolis, junto ao TICEN, portando o Cartão Estudante e o Atestado de Frequência do estudante atualizado pela instituição de ensino no mês correspondente ao da compra.
8. É necessário revalidar o Cartão Estudante?
Sim, todo ano é necessário revalidar o cartão.
9. Como solicitar a 2º via do Cartão Estudante?
Para solicitar a 2ºvia do cartão entre em contato com a Central de Atendimento Metropolis pelos telefones (48) 3197-4333 de segunda a sexta em horário comercial ou dirija-se diretamente a Central de Atendimento Metropolis e solicite a segunda via no setor de pós-venda. Será cobrada taxa para emissão de 2ª. Via do cartão.
10. Quem pode solicitar a 2ºvia do Cartão Estudante?
Caso o usuário tenha idade menor que 16 anos, o responsável deverá solicitar a 2ºvia. Para maiores de 16 anos, somente o usuário do cartão poderá solicitar a 2º via do cartão.
11. Estudantes que possuírem o Cartão Estudante poderão recarregá-los também como Cartão Cidadão?
Não, o Cartão Estudante somente poderá ser recarregado na modalidade estudante.
12. Outra pessoa poderá utilizar o meu Cartão Estudante?
O Cartão Estudante é de uso pessoal e intransferível. Somente o proprietário do cartão poderá utilizá-lo.